4 mitos sobre aprender inglês
Infelizmente, muitos são os mitos sobre aprender inglês, um idioma tão essencial para a carreira e outras áreas.
Provavelmente, alguma vez você já escutou, por exemplo, que é possível aprender inglês em um mês. Ou pode ter ouvido também que há uma idade certa para estudar esse idioma.
Na verdade, todas essas crenças tratam-se de mitos que podem fazer com que muitas pessoas não realizem o sonho de falar inglês ou que tenham uma visão equivocada do processo.
Obviamente que você não se tornará fluente em inglês em algumas semanas e nem é impossível estudar esse idioma depois dos 60 ou 70 anos.
Hoje aqui nós reunimos alguns dos principais mitos sobre aprender inglês e o que você deve fazer diante deles.
1 – Você está velho demais para aprender inglês
Esse é um dos mitos mais espalhadas por aí. Mas para aprender inglês, assim como outros idiomas, não se possui limite de idade.
Mesmo que o cérebro das crianças tenha uma maior facilidade para o aprendizado de um novo idioma, tendo mais facilidade também para desenvolver sua pronunciação, pessoas mais velhas conseguem, sim, aprender este novo idioma, bem como, ter também uma boa pronúncia.
No entanto, para pessoas com mais idade, o estudo de um novo idioma exigirá um pouco mais de esforço. Será um pouco mais trabalhoso, mas jamais será impossível aprender inglês depois dos 50 ou 60 anos. Tudo dependerá do seu esforço e da sua dedicação.
2 – Não preciso aprender inglês porque já temos apps úteis para tradução
Hoje em dia, temos diversos aplicativos que realizam traduções, tais como o famoso Google Translater ou mesmo o Lexifone, o qual permite a tradução instantânea por meio de qualquer aparelho celular.
Com isso, muitos passam a crer que daqui a alguns anos esses aplicativos e softwares substituirão o aprendizado do inglês, mas não é bem assim.
Esses aplicativos não têm a capacidade que o ser humano tem para analisar contextos, por exemplo. Logo, uma reunião ou numa conversação em que você diga algumas palavras que precisem de uma entoação que o ouvinte precise interpretar, por exemplo, a conversa pode acabar perdendo seu sentido. Isso é algo que esses aplicativos e softwares não conseguem fazer.
Logo, aprender inglês desde já, é melhor do que passar um tempo e se arrepender de não o ter feito. Esse será um requisito essencial para a carreira profissional, para fazer viagens, para ter acesso a materiais nesse idioma, para estudar fora do país, dentre tantas outras necessidades.
3 – Depois de algum tempo, os professores não serão mais necessários
Atualmente existem diversos cursos de inglês e materiais disponíveis na internet e, assim, muitos pensam que os professores não são mais necessários.
Obviamente que muitas pessoas conseguem estudar em casa através desses métodos. Mas ainda existem àqueles que não conseguem manter o foco e a disciplina estudando sem o auxílio de um professor de inglês.
Essas pessoas precisam de alguém analisando seus resultados, avaliando seu desempenho e sanando suas dúvidas.
Outro problema de estudar sem a ajuda de um professor é que você pode se perder em meio a tantos conteúdos e variações. A internet é incrível por nos proporcionar acesso a muitos materiais excelentes, mas o excesso de informações pode vir a atrapalhar quem quer aprender com qualidade um novo idioma.
E, nessa situação, o professor já terá um material devidamente organizado. Assim o aluno tem um aprendizado sistemático.
4 – Você precisa começar estudando a gramática a dando foco para ela
O estudo do inglês pode ser visto como uma criança aprendendo a falar, ela não começa aprendendo sobre verbos, mas começa aprendendo suas primeiras palavras. Ela aprende seu nome, comprimentos, cores, etc. Então ela passa a usar essas palavras em seu cotidiano, a escrevê-las e a ler.
Com isso, apesar do estudo da gramática inglesa ser essencial, é a partir do aprendizado e uso de termos que conseguimos evoluir para nos comunicarmos em inglês: aprender a nos comunicar quando viajamos, quando estamos tratando de negócios, entre outros.
Nada pode te impedir
Existem ainda muitos outros mitos sobre aprender inglês, tais como:
- A pronunciação não é algo importante;
- Quando falar em inglês você precisa eliminar seu sotaque;
- Para melhorar seu inglês você precisa morar nos Estados Unidos ou em outro país que fale o inglês;
- Veja que todos esses mitos servem apenas para te distanciar do seu objetivo que é aprender e usar o idioma.
Mas, como você pôde ver aqui, nada pode te impedir de aprender esse idioma e abrir novos horizontes em sua vida.
Por isso a Inclass Idiomas está aqui para te ajudar a conquistar esse objetivo.
Conheça mais sobre a nossa instituição e metodologia acessando o link acima.