Dicas de pronúncia em inglês para crianças
Não é de hoje que afirmamos o quanto o inglês abre portas e traz diversas oportunidades para o futuro profissional, educacional e até mesmo no que se refere a experiências de vida.
E é por isso que esse aprendizado, quando iniciado desde a fase infantil, é de extrema importância.
Essa relevância se dá por conta de que, quando criança, somos mais propensos a absorver melhor qualquer tipo de informação, como por exemplo uma segunda língua.
E quando se trata de idioma, o destaque dessa questão é ainda maior, pois nessa fase ocorre o aprendizado da fala e da escrita, onde conhecemos as primeiras palavras e de que forma o mundo é retratado por elas.
Deste modo, o conhecimento da língua inglesa não andará em uma via separada da língua nativa, fazendo com que não haja estranhamentos em relação ao segundo idioma.
Aprendendo inglês quando criança
Quando as crianças iniciam os estudos de inglês durante a infância, a capacidade de absorção dos conteúdos aumenta e pode ser explorada de forma lúdica nas escolas e em casa.
Mas os benefícios não param por aí:
Aproveitamento escolar
Estudar inglês na educação infantil faz com que a criança aprenda o novo idioma juntamente ao português, o que permite que o seu cérebro tenha mais facilidade para trocar de língua ao se comunicar.
Além disso, o estudo de inglês na infância também estimula as funções cognitivas das crianças. Isso é muito positivo para o aproveitamento das outras disciplinas escolares!
Assim, a capacidade de raciocínio é beneficiada, e até mesmo a integridade do seu cérebro passa a ser influenciada pelo processo de aprendizagem.
Afinal, quanto mais o nosso cérebro se exercita, recebe atividade, com mais rapidez ele se desenvolve.
Aprendizado mais rápido
Na primeira infância, as crianças são verdadeiras “esponjinhas”, absorvendo todo o tipo de conteúdo que lhes é apresentado. Por isso, elas começam a aprender inglês assim que têm o primeiro contato com a língua.
Sem falar que os pequenos estudantes chegam mais rápido na fluência perfeita, uma vez que o aparelho fonético é capaz de reproduzir diversos sons nessa etapa do desenvolvimento do corpo.
Redução da timidez
O contato com um novo idioma, em uma sala de aula com pessoas da idade dele, ajuda a diminuir a timidez que, muitas vezes, impede que os pequenos se comuniquem com outras pessoas e deixem de fazer amizades.
É normal que as crianças que começam a falar inglês nos primeiros anos da escola se sintam empolgadas com as descobertas e tenham interesse em praticar o que aprendem com os seus colegas e em casa.
Um adulto globalizado
Já pensou que legal seu filho ter a chance de viajar pelo mundo com uma comunicação perfeita e conhecer diversas culturas?
Alguém que tem esse segundo idioma na ponta da língua tem mais independência para viajar.
Isso quer dizer que muitas vezes não há a necessidade de contar com guias ou tradutores para passear em um país estrangeiro e fica mais fácil aproveitar as experiências locais.
Agora que você já conhece a importância do inglês para crianças, conheça algumas dicas de pronúncia de termos em inglês e formas de tornar lúdica a aprendizagem da língua.
Inglês com músicas
A música é uma das principais ferramentas para ensinar inglês para as crianças, pois elas exploram os sons e as palavras, aumentando, assim, o vocabulário e a familiaridade delas com o novo idioma.
Com as músicas, é possível abordar diversos conceitos da língua inglesa, como expressões comuns, termos e maneiras de pronunciar as palavras. Além disso, por ser um artifício muito usado nas aulas de inglês, existem diversas opções de canções que podem ser usadas com as crianças menores e até com aquelas já um pouco maiores, com o conhecimento de inglês mais desenvolvido.
Filmes e desenhos
O que não faltam são opções de filmes e desenhos que as crianças podem assistir e, ao mesmo tempo, se divertir e aprender inglês.
Em certos tipos de desenhos, por exemplo, é comum que os personagens interajam com os pequenos e incentivem que eles participem, repetindo palavras e aumentando o vocabulário.
Essas produções exploram também a repetição de informações para que a ideia seja absorvida pelas crianças.
Conte histórias
Os pais podem, também, ler livros em inglês para as crianças. Escolha histórias que sejam de fácil compreensão e que estejam de acordo com a faixa etária e o grau de conhecimento delas.
Uma alternativa para prender ainda mais a atenção dos pequenos é contar as mesmas narrativas em português.
Como a criança pode não absorver 100% do conteúdo em outro idioma, é importante fazer essas associações entre ambos, assim, ela vai se familiarizando com novos vocabulários e compreendendo sua tradução.
Brincadeiras
Proponha atividades divertidas, como jogo da memória, stop (ou adedonha), forca, caça palavras e palavras cruzadas, para que elas consigam desenvolver ainda mais a memória, o vocabulário, a escrita e a capacidade de ouvir palavras em inglês.
Esses tipos de jogos estimulam as crianças a aprenderem inglês e se divertirem ao mesmo tempo, desenvolvendo uma relação mais natural com a língua.
Além disso, são atividades que podem ser praticadas por crianças de diferentes idades e que elas conseguem realizar sozinhas, explorando ainda mais a confiança com o uso do idioma.
Cozinhando
Colocar as crianças na cozinha para ajudar a preparar receitas pode ser uma boa oportunidade para que elas aprendam mais sobre o idioma.
Durante o período em que estão na cozinha, incentive os pequenos a falarem os nomes dos ingredientes em inglês, bem como falarem sobre os objetos e instrumentos que existem na cozinha.
Agora que você já sabe da importância do aprendizado em inglês ser iniciado na fase infantil, venha para a Inclass.
Em comemoração ao nosso aniversário de 10 anos, estamos inovando trazendo turmas de alunos de 5 a 8 anos de idade. Te esperamos aqui!