Estudei inglês e não me lembro de nada, e agora?
Se você também vive se fazendo essa pergunta, saiba que milhares de alunos que passaram por aulas desse idioma, também têm o mesmo problema.
Muita gente passa meses, às vezes anos, estudando inglês e na hora que precisam usar esse conhecimento, parece que existe um grande vazio na mente. Isso acontece porque conhecer e falar um idioma estrangeiro é um grande exercício para o nosso cérebro, principalmente para a região da memória.
O problema é que, muita gente deixa de praticar, e com isso acaba simplesmente esquecendo do que aprendeu. Confira como resolver isso abaixo!
Veja o que fazer para resolver essa questão
Exercitar o conhecimento do idioma estrangeiro diariamente é uma das principais formas de aperfeiçoamento. E existem algumas técnicas e dicas que podem te ajudar.
-
Associe palavras e sentenças do seu dia a dia a versão no outro idioma
Uma das maneiras mais práticas de exercitar o seu inglês é associando palavras e sentenças do dia a dia a versão no outro idioma. Você pode fazer isso em voz alta ou até mesmo mentalmente.
Por exemplo, vamos supor que você aprendeu a palavra porta. Toda vez que você ver uma porta ou falar essa palavra, pense “Door” que é a versão em inglês dela.
Quanto mais você usa a língua estrangeira no seu cotidiano, mais ela vai parecer o idioma nativo. E assim dificilmente você terá aquele branco na mente ao tentar usar esse conhecimento.
-
Estude ao menos 20 horas por semana
O estudo constante é o que irá garantir que o conhecimento seja usado com frequência. Por isso, se você deseja realmente aprender e ser fluente em inglês, precisa estudar ao menos 20 horas por semana.
Para muita gente esse pode parecer um valor alto. Mas, se você for dividir pelos sete dias, verá que dá um pouco menos de três horas por dia.
Ainda acha muito? Pois saiba que você não precisa, necessariamente, estudar os 180 minutos diretos. Você pode aproveitar aquela meia hora que sobra do almoço, as horinhas que passa nas redes sociais, os minutos em que espera o ônibus.
O importante é estudar todos os dias!
-
Veja filmes e séries em inglês (e sem legendas)
Essas é uma das técnicas mais populares entre os jovens. E ela é realmente eficaz. Quanto maior for o seu contato com a língua inglesa, mais fácil será se tornar fluente nela.
Por isso, uma boa dica é maratonar suas séries e filmes favoritos no idioma inglês e sem usar legendas em português. No começo pode até parecer difícil, mas é justamente esse exercício que fará o seu cérebro passar a associar as palavras corretas no idioma estrangeiro.
Inclusive, é válido você rever aquelas produções que praticamente decorou em português.
-
Escreva!
A escrita é uma das maiores aliadas do aprendizado.
Ao escrever você está ativando diretamente a região da memória. Por isso, não deixe de escrever aquilo que aprendeu.
Uma dica é escrever principalmente as palavras com as quais você tem algum tipo de dificuldade. Escreva elas ao menos dez vezes lentamente em uma folha e verá como ela parecerá mais “clara” na sua mente.
Com essas dicas simples, você verá que será mais fácil gravar o que aprendeu. Quer saber mais como manter a fluência do seu inglês? Então acesse agora mesmo o site da Inclass e saiba como!