Passou mal no exterior? Saiba como falar seus sintomas em inglês
Imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, mas passar por isso durante uma viagem num país que fala inglês e não saber como explicar é algo realmente desagradável. Ainda mais se tratando de sintomas relacionados a alguma doença ou mal-estar, por exemplo.
Então, o que é preciso saber para falar seus sintomas em inglês, descrevendo o que está sentindo? Como, por exemplo, explicar seus sintomas ao médico local que estiver te atendendo?
A seguir nós reunimos algumas expressões que podem te ajudar quando precisar falar seus sintomas em inglês, se por acaso passar mal durante sua viagem de férias, de trabalho, por exemplo.
Como falar seus sintomas em inglês
Essas são algumas expressões bastante úteis para explicar quando não está se sentindo bem e o que está sentindo.
“I’ve got a splitting headache” essa é uma expressão bastante usada para explicar que está sentindo muita dor de cabeça. Você pode implementar a frase explicando o que pode ter feito para que essa dor surgisse:
- I drank a lot last night. I’ve got a splitting headache. (Bebi muito a noite passada. Estou com muita dor de cabeça).
Se você comeu alguma coisa que te fez mal e acredita que tenha sofrido uma intoxicação alimentar, então pode descrever isso para o médico da seguinte forma:
- I believe I had food poisoning (eu acredito que tive uma intoxicação alimentar).
Se o problema é um mal-estar, então você pode usar a expressão “I feeling very ill” para dizer que está sentindo-se mal.
Para o caso de uma dor de dente você pode usar “I have a toothache” (estou com dor de dente).
Se você comeu como se não houvesse amanhã e agora está sentindo muita dor de estômago, então pode usar a expressão “I have a stomachache” (estou com muita dor de estômago).
Se o problema é uma dor na coluna, então você pode usar o termo “backache”, assim:
- I have a backache (estou com dor nas costas).
Se você estiver resfriado, pode usar “flu”, mas isso depende do lugar onde estará.
Se viajou para os Estados Unidos, então “flu” significará uma gripe que tem um vírus como causa. Agora, se você estiver em algum país do Reino Unido (UK), o termo “flu” pode tanto ser usado para descrever uma gripe forte, quanto também um resfriado. A expressão a ser usada é “I have the flu” (estou gripado).
Já se você quiser dizer que se trata apenas de um resfriado, então pode usar a expressão “I have a cold”.
Se por acaso você teve uma reação alérgica a algum produto ou mesmo por conta de algum alimento ingerido, então pode usar a expressão:
- “I have an allergy” (estou com alergia) ou mesmo “I had an allergic reaction” (tive uma reação alérgica) e daí você pode dizer o nome do produto ou alimento que causou tal reação.
Se você estiver sentindo dor num local específico e o médico te perguntar onde está doendo (where does is hurt?), então você pode apontar para o local e responder “Its hurts here” (doí aqui).
Outras expressões úteis para falar seus sintomas em inglês ou pedir informações relacionadas a isso
Outras expressões também úteis para explicar para um médico ou alguém que está prestando socorro o que está sentindo e também para outras situações:
- I have a stuffy nose (estou com congestionamento nasal, com o nariz entupido);
- I feel dizzy (estou sentindo tontura);
- I have fever (estou com febre);
- I have leg pain (estou com dor na perna);
- I have a swelling (estou com inchaço). Ou você pode ser mais específico e descrever o local que está inchado, por exemplo “I have a leg swelling” (estou com inchaço nas pernas);
- I have nausea (estou com náuseas, com enjoo);
- I cut my hand (cortei minha mão);
- I broke my foot (quebrei o pé);
- I sprained my ankle (torci o tornozelo);
- Where is the nearest pharmacy, please? (onde fica a farmácia mais próxima, por favor?). Para o caso de precisar comprar algum medicamento que o médico prescreveu. É importante mencionar que o termo em inglês para “farmácia” pode mudar de acordo com o país onde você está: pharmacy e drug store são mais usados os Estados Unidos, enquanto que o UK usa-se “chemist”.
Quer falar inglês fluentemente e evitar situações desagradáveis durante sua viagem ao não conseguir se expressar?
Então conte com a metodologia da Inclass para aprender um dos idiomas mais falados do mundo.